Avisos
Avisos

Novos contadores de energia elétrica: Contadores Inteligentes

 
Os avanços tecnológicos chegaram à eletricidade com o aparecimento dos novos contadores inteligentes de eletricidade. A distribuidora de energia em Portugal passou a implementar, de forma progressiva, estes novos contadores de eletricidade retirando os mais antigos e a proceder à sua substituição por estes mais modernos e com diversas funções.
São de salientar as várias vantagens dos contadores inteligentes: A leitura passa a ser enviada à distância, ou seja, o cliente já não tem de proceder ao envio de leituras à comercializadora de eletricidade contratada (caso não pretenda); A mudança de companhia de eletricidade é mais fácil e rápida; As avarias serão mais fáceis de detetar, evitando surpresas para o consumidor; Além disto, apresentam o consumo por dia e hora, pelo que permitirá controlar os consumos para assim economizar na fatura da luz.
O procedimento normal passa pela receção de uma carta enviada pela EDP distribuidora, a informar sobre a alteração. Embora não seja obrigatório, é aconselhado o consumidor estar no local para confirmar essa alteração. Este procedimento engloba todos os consumidores das várias comercializadoras de luz no país.
Os consumidores poderão solicitar estes equipamentos, sem qualquer custo, à distribuidora elétrica, através do número 808 100 100, ou caso disponham de internet e redes móveis, aceder ao site da EDP disribuição.
 
 
2019-04-05Ler Mais...
Tarifa Social de Eletricidade e de Gás Natural
Os consumidores de eletricidade e de gás natural com menos recursos económicos têm direito a beneficiar de uma tarifa social na eletricidade e no gás. O despacho n.º 9081-C/2017 determinou que as empresas de eletricidade e de gás terão de aplicar o desconto de forma automática a todos os consumidores elegíveis.
Contará também para essa atribuição os apoios concedidos (RSI, abonos e pensões, por ex.) pela segurança social e/ou ainda os rendimentos anuais auferidos por cada agregado familiar. Além disto, devem ser titulares do contrato e ter uma potência eléctrica contratada não superior a 6,9 kwh, e no caso do gás o escalão deverá ser no máximo o 2.
O objetivo da tarifa social da energia, é de poupar na fatura da luz e do gás através da atribuição de um desconto de 33,8% na luz e de 31,2% no gás. A estes podem ser acumulados os descontos comerciais oferecidos pelas companhias de energia.
Apesar de a atribuição ser automática, já que a segurança social comunica internamente se o consumidor é elegivel, muitos consumidores ainda não estão a beneficiar da proposta. Assim, caso não verifiquem o desconto, e tenham conhecimento que têm direito, os próprios consumidores deve contactar com a empresa que lhe presta o serviço e solicitar a ativação do mesmo, de forma presencial, telefone ou se tiver cobertura de internet aceder ao site da própria empresa.
Futuramente está previsto que o gás de botija tenha igualmente uma tarifa social. Decorre um projeto piloto, decretado pelo Governo, que conta com a participação de dez municipios e se espera candidaturas das empresas gás.
2018-11-16Ler Mais...
Rua Padre Apolinário Rios, 3
4740-012 Antas - Esposende

Telefone:
+351 253 872 160

Fax:
+351 253 873 177

» antaspresidente@gmail.com

Gps:
41.60643,-8.782124

Documentos Online

Evite as filas! Consiga os seus documentos de forma rápida descarregando-os aqui no site no espaço cidadão.
Copyright ® 2011 - Todos os direitos reservados