Avisos
Avisos

Novos contadores de energia elétrica: Contadores Inteligentes

 
Os avanços tecnológicos chegaram à eletricidade com o aparecimento dos novos contadores inteligentes de eletricidade. A distribuidora de energia em Portugal passou a implementar, de forma progressiva, estes novos contadores de eletricidade retirando os mais antigos e a proceder à sua substituição por estes mais modernos e com diversas funções.
São de salientar as várias vantagens dos contadores inteligentes: A leitura passa a ser enviada à distância, ou seja, o cliente já não tem de proceder ao envio de leituras à comercializadora de eletricidade contratada (caso não pretenda); A mudança de companhia de eletricidade é mais fácil e rápida; As avarias serão mais fáceis de detetar, evitando surpresas para o consumidor; Além disto, apresentam o consumo por dia e hora, pelo que permitirá controlar os consumos para assim economizar na fatura da luz.
O procedimento normal passa pela receção de uma carta enviada pela EDP distribuidora, a informar sobre a alteração. Embora não seja obrigatório, é aconselhado o consumidor estar no local para confirmar essa alteração. Este procedimento engloba todos os consumidores das várias comercializadoras de luz no país.
Os consumidores poderão solicitar estes equipamentos, sem qualquer custo, à distribuidora elétrica, através do número 808 100 100, ou caso disponham de internet e redes móveis, aceder ao site da EDP disribuição.
 
 
2019-04-05...
Novos contadores inteligentes de eletricidade
O crescimento do mercado livre de energia levou à necessidade da instalação de novos equipamentos de medição do consumo de energia. Os atuais contadores de eletricidade, estão a ser, de forma progressiva, substituidos pelos novos contadores inteligentes de eletricidade.
Estes novos equipamentos digitais permitem, por exemplo, a comunicação da leitura à distância, sem que o consumidor tenha essa preocupação. Além disto, permitem maior rapidez em mudar de companhia elétrica; Evitam estimativas elevadas para reduzir a conta da eletricidade; Permitem controlar mais o consumo, com informação mais detalhada por horas e minutos e ainda permitem detetar anómalias de forma mais rápida e eficaz.
A instalação destes novos contadores é da responsabilidade da empresa distribuidora de eletricidade em Portugal, independentemente da empresa de eletricidade contratada.
 
Deseja a substituição rápida do seu contador?
A substituição dos contadores não tem custo para o cliente, e caso pretenda avançar com este pedido, deverá entrar em contacto com a distribuidora de eletricidade através do número 808 100 100, ou se dispõe cobertura de internet, pode aceder ao site da EDP distribuição.
2018-11-16...
Tarifa Social de Eletricidade e de Gás Natural
Os consumidores de eletricidade e de gás natural com menos recursos económicos têm direito a beneficiar de uma tarifa social na eletricidade e no gás. O despacho n.º 9081-C/2017 determinou que as empresas de eletricidade e de gás terão de aplicar o desconto de forma automática a todos os consumidores elegíveis.
Contará também para essa atribuição os apoios concedidos (RSI, abonos e pensões, por ex.) pela segurança social e/ou ainda os rendimentos anuais auferidos por cada agregado familiar. Além disto, devem ser titulares do contrato e ter uma potência eléctrica contratada não superior a 6,9 kwh, e no caso do gás o escalão deverá ser no máximo o 2.
O objetivo da tarifa social da energia, é de poupar na fatura da luz e do gás através da atribuição de um desconto de 33,8% na luz e de 31,2% no gás. A estes podem ser acumulados os descontos comerciais oferecidos pelas companhias de energia.
Apesar de a atribuição ser automática, já que a segurança social comunica internamente se o consumidor é elegivel, muitos consumidores ainda não estão a beneficiar da proposta. Assim, caso não verifiquem o desconto, e tenham conhecimento que têm direito, os próprios consumidores deve contactar com a empresa que lhe presta o serviço e solicitar a ativação do mesmo, de forma presencial, telefone ou se tiver cobertura de internet aceder ao site da própria empresa.
Futuramente está previsto que o gás de botija tenha igualmente uma tarifa social. Decorre um projeto piloto, decretado pelo Governo, que conta com a participação de dez municipios e se espera candidaturas das empresas gás.
2018-11-16...
2018-10-09...
2018-07-02...
CONVOCATÓRIA
2018-02-12...
Dia da Defesa Nacional
Está afixada, na sede da Junta de Freguesia, a lista das pessoas nascidas em 1996 que deverão apresentar-se no dia da Defesa Nacional.
2015-01-22...
Sistema de Defesa da Floresta contra Incêndios

Para o ano de 2013 o período critico no âmbito do Sistema de Defesa da Floresta Contra Incêndios, vigora de 1 de julho a 30 de setembro, e nele devem ser asseguradas as medidas especiais de prevenção contra incêndios florestais constantes no Dec. Lei 124/2006 de 28 Junho, alterado e republicado pelo Dec. Lei 17/2009 de 14 Janeiro, nomeadamente;



  • Em todos os espaços rurais, durante o período crítico, independentemente das condições atmosféricas, não é permitido:

  • Queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração.

  • Realizar fogueiras para recreio ou lazer e para confeção de alimentos, bem como utilizar equipamentos de queima e de combustão destinados à iluminação ou à confeção de alimentos;

  • Durante o período crítico não é permitido o lançamento de balões com mecha acesa e de quaisquer tipos de foguetes de "Cana".

  • Outras condicionantes constantes no Dec Lei 124/2006 de 28 Jun, alterado e republicado pelo Dec Lei 17/2009 de 14 Janeiro

2013-07-03...
Rede de Bibliotecas Escolares de Esposende organiza Semana da Leitura
“O Mar” dará o mote à Semana da Leitura, que a Rede de Bibliotecas Escolares do Concelho de Esposende, da qual faz parte a Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura, levará a efeito, entre os dias 18 e 23 de Fevereiro, em parceria com os estabelecimentos de educação e ensino dos vários agrupamentos concelhios.


Esta iniciativa, que decorre há alguns anos, é organizada pela segunda vez de forma articulada, concretizando um verdadeiro trabalho de rede, fomentando parcerias e rentabilizando recursos.


A Semana da Leitura procura mobilizar a participação da comunidade educativa e do público em geral, divulgando o trabalho de muitos profissionais, que, de forma anónima, contribuem para o sucesso educativo das crianças do concelho, como espelha a ampla programação, recheada de iniciativas onde as crianças e jovens participam de forma criativa e empenhada.


De entre as iniciativas agendadas nas diferentes escolas, destacam-se os encontros com os escritores Ana Maria Magalhães, Afonso Cruz, Gisela Silva, Tiago Salgueiro e Pedro Leitão, bem como concursos de leitura, encenações e teatro que, durante uma semana, animarão todos os estabelecimentos de ensino do concelho.


A encerrar a Semana da Leitura realizar-se-á, no dia 23, pelas 21h00, no Auditório Municipal de Esposende, o sarau “…todos os sonhos do mundo!”, com a participação de alunos de todas as escolas, acompanhadas pelos pais, avós e professores, num encontro intergeracional de partilha e companheirismo, em torno da leitura, tendo o “O Mar” como pano de fundo.


A Rede de Bibliotecas Escolares do Concelho de Esposende é composta pelas 13 bibliotecas escolares do concelho e pela Biblioteca Municipal, disponibilizando mais de 50 000 livros à população concelhia.

2013-02-14...
Casa da Juventude de Esposende apresenta propostas para o mês de Fevereiro
Na continuidade do trabalho que tem vindo a desenvolver, a Casa da Juventude de Esposende propõe um vasto e diversificado conjunto de actividades para este mês de Fevereiro, direccionadas para diferentes públicos.

A programação iniciou-se na passada sexta-feira, dia 1, pelas 21h00, com a “Conversa na Casa” com o motard Esposendense Paulo Gonçalves, que contou as histórias e experiências vividas durante o Dakar 2013.

Integrada no 10.º Torneio de Andebol Feminino, organizado pelo Município de Esposende e Centro Social da Juventude de Mar, entre hoje, dia 4 e 15 de Fevereiro, estará patente a exposição alusiva ao Prof. Manuel Ribeiro, um dos grandes impulsionadores do andebol feminino no concelho de Esposende.

Com o intuito de assinalar o Dia Europeu da Internet Segura, que se comemora amanhã, 5 de Fevereiro, a Casa da Juventude desenvolverá, no Espaço Internet, diversas actividades direccionadas para crianças e jovens, nomeadamente jogos e vídeos de sensibilização/informação, fazendo a promoção e divulgação do guia para a segurança na Internet e do guia Facebook para jovens.

No âmbito das “Oficinas na Casa…” e direcionada para jovens dos 12 aos 30 anos, será desenvolvida a oficina “Máscaras de Gesso – Carnaval”, no dia 6, a partir das 15h00. A participação é gratuita e limitada a 10 participantes, devendo as inscrições ser efectuadas até ao dia 5 de Fevereiro.

Até ao dia 6 de Fevereiro, decorre o prazo de entrega dos trabalhos do concurso de poesia “Amor”, lançado no mês passado com o objectivo de assinalar o Dia dos Namorados. Motivar os jovens dos 10 aos 30 anos para o pensamento e para a escrita poética é o objectivo desta iniciativa, cuja participação é gratuita.

Entre os dias 18 e 28, estará patente a exposição “Light Painting”, resultado dos trabalhos realizados no workshop sobre esta técnica fotográfica, que decorreu na Casa da Juventude, sob a orientação do professor Cláudio Ferreira. A mostra poderá ser visitada de segunda-feira a sexta-feira, das 8h30 às 20h30, e ao sábado, das 9h00 às 18h00.

Durante o mês de Fevereiro prossegue o Torneio FIFA 13- PS3, com a realização de eliminatórias nos dias 13, 20 e 27, a partir das 14h30, sendo apurado um vencedor para a grande finalíssima, a realizar no próximo mês de Junho. A participação neste torneio é gratuita e limitada a 20 participantes, devendo as inscrições ser efectuadas até ao dia 8 de Fevereiro.

Para mais informações, os interessados deverão contactar a Casa da Juventude, através do telefone 253 960 162 ou do e-mail casa.juventude@cm-esposende.pt.

SERVIÇO DE COMUNICAÇÃO E IMAGEM

MUNICÍPIO DE ESPOSENDE

alda.viana@cm-esposende.pt | tel. 253 960 100

Praça do Município | 4740-223 Esposende

2013-02-04...
Câmara Municipal de Esposende mantém atribuição de Bolsas de Estudos a universitários.


No âmbito da sua política educativa, a Câmara Municipal de Esposende pretende atribuir 30 Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior, oriundos de famílias com carências sócio-económicas.


Em causa está um investimento de 18 000 euros, correspondente a 600 euros por bolsa, apoio que a Autarquia tem vindo a manter, apesar da conjuntura desfavorável, possibilitando que os estudantes carenciados possam prosseguir os seus estudos, a nível superior.


As candidaturas decorrerão 15 de Março e 15 de Abril, devendo ser efectuadas junto do Serviço de Atendimento da Câmara Municipal.


Entre outras condições, os candidatos não poderão ter reprovado no ano anterior, nem possuir qualquer licenciatura, mestrado integrado ou curso equivalente.


Os contemplados com as Bolsas de Estudo irão desenvolver trabalhos de índole social, ambiental, administrativa, cultural e/ou desportiva na Autarquia, durante um período de 22 dias úteis/154 horas, no período de férias lectivas.


O Presidente da Câmara Municipal salienta que, “através desta medida, o Município de Esposende tem vindo, ano após ano, a contribuir para a formação académica de muitos jovens do concelho”. Acrescenta João Cepa que “o desenvolvimento de um concelho está intimamente ligado com o desenvolvimento cultural e com a formação do seu agregado populacional, contudo, há famílias com dificuldades económicas que, se não fosse esta ajuda, não teriam condições de assegurar a normal frequência e continuidade da formação escolar aos elementos dependentes, sobretudo quando esses estudos se colocam ao nível do ensino superior”.



2012-03-14...
Internet Segura
 

Na sede da Junta de Freguesia de Antas vai decorrer, no dia 10 de fevereiro, pelas 20h30, uma palestra, subordinada ao tema "Internet (IN)Segura – Segurança para filhos,  segurança para pais".  A abordagem do tema estará a cargo dos formadores de informática e TIC Elsa Pereira e Paulo Chavarria.

A iniciativa integra-se nas comemorações do Dia Europeu da Internet Segura, que se assinala a 7 de fevereiro, e está aberta à participação do público em geral.

2012-02-07...
Titulo de Aviso de teste
Deescritivo de Aviso de teste...Deescritivo de Aviso de teste...Deescritivo de Aviso de teste...Deescritivo de Aviso de teste...Deescritivo de Aviso de teste...Deescritivo de Aviso de teste...Deescritivo de Aviso de teste...Deescritivo de Aviso de teste...Deescritivo de Aviso de teste...Deescritivo de Aviso de teste...Deescritivo de Aviso de teste...Deescritivo de Aviso de teste...Deescritivo de Aviso de teste...
2011-05-13...
Rua Padre Apolinário Rios, 3
4740-012 Antas - Esposende

:
+351 253 872 160

:
+351 253 873 177

» antaspresidente@gmail.com

:
41.60643,-8.782124