Avisos
Avisos
Novos contadores inteligentes de eletricidade
O crescimento do mercado livre de energia levou à necessidade da instalação de novos equipamentos de medição do consumo de energia. Os atuais contadores de eletricidade, estão a ser, de forma progressiva, substituidos pelos novos contadores inteligentes de eletricidade.
Estes novos equipamentos digitais permitem, por exemplo, a comunicação da leitura à distância, sem que o consumidor tenha essa preocupação. Além disto, permitem maior rapidez em mudar de companhia elétrica; Evitam estimativas elevadas para reduzir a conta da eletricidade; Permitem controlar mais o consumo, com informação mais detalhada por horas e minutos e ainda permitem detetar anómalias de forma mais rápida e eficaz.
A instalação destes novos contadores é da responsabilidade da empresa distribuidora de eletricidade em Portugal, independentemente da empresa de eletricidade contratada.
 
Deseja a substituição rápida do seu contador?
A substituição dos contadores não tem custo para o cliente, e caso pretenda avançar com este pedido, deverá entrar em contacto com a distribuidora de eletricidade através do número 808 100 100, ou se dispõe cobertura de internet, pode aceder ao site da EDP distribuição.
2018-11-16Ler Mais...
Tarifa Social de Eletricidade e de Gás Natural
Os consumidores de eletricidade e de gás natural com menos recursos económicos têm direito a beneficiar de uma tarifa social na eletricidade e no gás. O despacho n.º 9081-C/2017 determinou que as empresas de eletricidade e de gás terão de aplicar o desconto de forma automática a todos os consumidores elegíveis.
Contará também para essa atribuição os apoios concedidos (RSI, abonos e pensões, por ex.) pela segurança social e/ou ainda os rendimentos anuais auferidos por cada agregado familiar. Além disto, devem ser titulares do contrato e ter uma potência eléctrica contratada não superior a 6,9 kwh, e no caso do gás o escalão deverá ser no máximo o 2.
O objetivo da tarifa social da energia, é de poupar na fatura da luz e do gás através da atribuição de um desconto de 33,8% na luz e de 31,2% no gás. A estes podem ser acumulados os descontos comerciais oferecidos pelas companhias de energia.
Apesar de a atribuição ser automática, já que a segurança social comunica internamente se o consumidor é elegivel, muitos consumidores ainda não estão a beneficiar da proposta. Assim, caso não verifiquem o desconto, e tenham conhecimento que têm direito, os próprios consumidores deve contactar com a empresa que lhe presta o serviço e solicitar a ativação do mesmo, de forma presencial, telefone ou se tiver cobertura de internet aceder ao site da própria empresa.
Futuramente está previsto que o gás de botija tenha igualmente uma tarifa social. Decorre um projeto piloto, decretado pelo Governo, que conta com a participação de dez municipios e se espera candidaturas das empresas gás.
2018-11-16Ler Mais...
Rua Padre Apolinário Rios, 3
4740-012 Antas - Esposende

Telefone:
+351 253 872 160

Fax:
+351 253 873 177

» antaspresidente@gmail.com

Gps:
41.60643,-8.782124

Documentos Online

Evite as filas! Consiga os seus documentos de forma rápida descarregando-os aqui no site no espaço cidadão.
Copyright ® 2011 - Todos os direitos reservados