Freguesia › Colectividades e Associações
Colectividades e Associações
Clube de Caça e Pesca

O Clube de Caça e Pesca de Antas foi fundado a 11 de Maio de 1994, visando o fomento, ordenamento e a defesa dos interesses da caça, pesca, tiro e similares, bem como a administração e promoção das zonas de caça associativa, promoção de actividades recreativas visando a protecção, conservação e fomento da fauna cinegética e piscícola e promoção da sã convivência entre caçadores e pescadores e seus associados.

Na data da sua formação, o Clube integrava 20 sócios (caçadores encartados), sendo que, actualmente, se encontram inscritos 160 sócios das três freguesias que fazem parte da ZCM (Zona de Caça Municipal), nomeadamente Antas, Forjães e Belinho.

O Clube de Caça e Pesca surge devido ao crescente esgotamento dos recursos cinegéticos em Antas e freguesias limítrofes provocado pela falta de valores, princípios e conhecimentos das leis por parte de alguns caçadores, dando origem à propagação de caçadores "clandestinos", assim como devido a algumas doenças – entre elas a mixomatose, inicialmente, e, posteriormente, a vírica –, que dizimam o coelho. Para tal também contribuiu o uso excessivo, desmesurado e descontrolado de herbicidas, pesticidas e outros produtos químicos por parte dos agricultores locais e residentes, concorrendo para a diminuição das espécies e, consequentemente, desmotivação e desinteresse da actividade, assistindo-se a uma caça de "oportunidade". Atendendo a este contexto e com o objectivo de o contrariar, através do fomento das leis de caça para a preservação e repovoamento das espécies, assim como contribuir para uma nova mentalidade do caçador reuniu-se um grupo de caçadores com projectos, objectivos prioritários e determinados, dando origem à criação do Clube de Caça e Pesca de Antas.

Ler Mais
Contactos:
Antas Futebol Clube

O Antas Futebol Clube é uma associação desportiva fundada a 1 de Julho de 1981, encontrando-se filiada na Associação de Futebol de Braga.

Clube essencialmente vocacionado para a prática do futebol, tem a sua sede e campo de jogos na Rua Mato do Campo, no Lugar de Guilheta, nesta freguesia.

Em 2006, aquando da comemoração do 25.º aniversário, o Antas Futebol Clube foi condecorado com a Medalha de Mérito Desportivo atribuída pela Câmara Municipal de Esposende.

 

Presidente:
Morada: Rua Mato do Campo
4740 - 013 Antas Esposende
Contactos: Tel/Fax 253 873 202
Email: antasfutebolclube@sapo.pt

Ler Mais
Contactos:
Banda de Música de Antas

A Banda de Música de Antas (Associação Banda dos Bombeiros Voluntários de Esposende) foi fundada em 1920, sob a égide do Mestre Laranjeira, designando-se então Banda Marcial de S. Paio de Antas.

Com a morte do Mestre Laranjeira, em 1978, a Banda sofre um interregno na sua actividade, vindo a ser reactivada em 1984, passando a designar-se Associação Banda dos Bombeiros Voluntários de Esposende - Antas.
Dirigida artisticamente, pelo Maestro Diogo Costa, a Banda conta já com três gravações de CD e DVD. Efectua cerca de 25 a 30 concertos anuais lado a lado com as melhores bandas do país, contando também, no seu currículo, com actuações além fronteiras, nomeadamente em França e Espanha.
Tem a sua sede na Casa da Música de Antas, onde funciona uma dinâmica escola de música, que, desde 1997, tem em actividade uma Orquestra de Sopros. Actualmente, a Orquestra conta com 30 executantes que, conforme vão terminando o curso, ingressam na Banda, sendo as novas vagas ocupadas pelos alunos do segundo ano de instrumento.
 
 
Presidente: Jorge Manuel da Cruz Torres Neiva
Morada: Rua de Alvre n.º 16
4740-013 Antas Esposende
Contactos: 969043867
Email: abbve-antas@hotmail.com | banda.antas@gmail.com | geral@bandamusicadeantas.com
Site: www.bandamusicadeantas.com

Ler Mais
Contactos:


Telefone:


Fax:


»

Gps:


Boletim da Junta de Freguesia n.º 15
2013-02-04
( Descarregar )

Documentos Online

Evite as filas! Consiga os seus documentos de forma rápida descarregando-os aqui no site no espaço cidadão.
Copyright ® 2011 - Todos os direitos reservados