Freguesia › Colectividades e Associações
Colectividades e Associações
Clube de Caça e Pesca

O Clube de Caça e Pesca de Antas foi fundado a 11 de Maio de 1994, visando o fomento, ordenamento e a defesa dos interesses da caça, pesca, tiro e similares, bem como a administração e promoção das zonas de caça associativa, promoção de actividades recreativas visando a protecção, conservação e fomento da fauna cinegética e piscícola e promoção da sã convivência entre caçadores e pescadores e seus associados.

Na data da sua formação, o Clube integrava 20 sócios (caçadores encartados), sendo que, actualmente, se encontram inscritos 160 sócios das três freguesias que fazem parte da ZCM (Zona de Caça Municipal), nomeadamente Antas, Forjães e Belinho.

O Clube de Caça e Pesca surge devido ao crescente esgotamento dos recursos cinegéticos em Antas e freguesias limítrofes provocado pela falta de valores, princípios e conhecimentos das leis por parte de alguns caçadores, dando origem à propagação de caçadores "clandestinos", assim como devido a algumas doenças – entre elas a mixomatose, inicialmente, e, posteriormente, a vírica –, que dizimam o coelho. Para tal também contribuiu o uso excessivo, desmesurado e descontrolado de herbicidas, pesticidas e outros produtos químicos por parte dos agricultores locais e residentes, concorrendo para a diminuição das espécies e, consequentemente, desmotivação e desinteresse da actividade, assistindo-se a uma caça de "oportunidade". Atendendo a este contexto e com o objectivo de o contrariar, através do fomento das leis de caça para a preservação e repovoamento das espécies, assim como contribuir para uma nova mentalidade do caçador reuniu-se um grupo de caçadores com projectos, objectivos prioritários e determinados, dando origem à criação do Clube de Caça e Pesca de Antas.

Ler Mais
Contactos:
Esperança - Jovens em Caminhada
 

Grupo de Jovens "Esperança"
 
O Grupo de Jovens "Esperança" nasceu em 1988, tendo por base os ideais cristãos. Está ligado aos Jovens em Caminhada e ao CAFJEC (Centro de Acção e Formação de Jovens em Caminhada), sediado em Braga.
Anualmente, promove diversas actividades, quer seja iniciativas próprias do grupo (reflexões, acampamentos, caminhadas, etc) quer seja actividades enquadradas com a comunidade (peditórios, tarefas litúrgicas, etc).
O Grupo de Jovens "Esperança" procura ser um grupo que agite as consciências dos jovens, alertando-os para os problemas actuais. Estas reflexões acontecem nas reuniões semanais, que se realizam todos os sábados, depois da missa vespertina.
Actualmente, integram o Grupo cerca de 30 elementos, orientados por 4 animadores!
Presidente: Daniela Arezes
Morada: Residência Paroquial - Rua Padre Ledo
Contacto:962720902
E-mail:

Ler Mais
Contactos:
Grupo de Cantares e Dançares de S. Paio de Antas

O Grupo de Cantares e Dançares de S. Paio de Antas começou a dar os primeiros passos em Novembro de 2008, tendo actuado, pela primeira vez, em Junho de 2009, por ocasião das festividades em honra de Nossa Senhora das Vitórias e S. Paio.

Os seus trajes, confeccionados a partir da auscultação da população mais vivida da freguesia, baseiam-se nos usos e costumes de Antas, reportando a história e tradição local de finais do século XIX, inícios do século XX. Também as letras foram recolhidas de outros tempos, sendo as mais recentes criadas por elementos e amigos do Grupo.

Para além das actividades de cantar e dançar, o Grupo aposta também na vertente cultural e tradicional. Assim, fazem-se acompanhar de fornos a lenha para cozer a broa e fazer as bolas de carne e chouriço e estão a dinamizar o projecto “Dar as Voltas ao Linho”, desde a sementeira até ao produto final.

 

Presidente: Anabela da Torre Moreira Lajoso
Morada: Lugar de Guilheta
4740-013 Antas Esposende
Contacto: 962 677 585
E-mail: grupocd.antas gmail.com
Blog: http://cantaresdancaresantas.blogspot.com/

Ler Mais
Contactos:
Grupo de Acção de Solidariedade Social de Antas
 

Foi fundada a 20 de Janeiro de 1997, com publicação em Diário da República a 10 de Dezembro desse ano. Foi declarada de utilidade pública (IPSS – Instituição Particular de Solidariedade Social) a 4 Abril de 2002.    

Tendo como objectivo principal intervir na área social, nomeadamente na ajuda a pessoas com poucos recursos económicos, por falta de um equipamento condigno e abrangente, presentemente a Associação apenas centra a sua acção no ATL, envolvendo cerca de 30 crianças. Confecciona e fornece ainda o almoço às crianças das escolas de Azevedo e de Guilheta.

Actualmente, o quadro de pessoal é composto por cinco funcionários.  

No campo cultural, a Associação tem agregado o Grupo de Zés P'reiras de Antas, cujo sucesso por todo o país muito honra e orgulha a freguesia.

A construção do Centro Social, cujo projecto se encontra em fase de aprovação, é neste momento a prioridade da Grassa.

 

Presidente: Baltasar de Almeida Costa

Morada: Rua Padre Apolinário Rios, n.º 58

4740-011 Antas Esposende

Contacto: 925 139 624

Email: baltasarcosta@gmail.com

  

Ler Mais
Contactos:
Banda de Música de Antas

A Banda de Música de Antas (Associação Banda dos Bombeiros Voluntários de Esposende) foi fundada em 1920, sob a égide do Mestre Laranjeira, designando-se então Banda Marcial de S. Paio de Antas.

Com a morte do Mestre Laranjeira, em 1978, a Banda sofre um interregno na sua actividade, vindo a ser reactivada em 1984, passando a designar-se Associação Banda dos Bombeiros Voluntários de Esposende - Antas.
Dirigida artisticamente, pelo Maestro Diogo Costa, a Banda conta já com três gravações de CD e DVD. Efectua cerca de 25 a 30 concertos anuais lado a lado com as melhores bandas do país, contando também, no seu currículo, com actuações além fronteiras, nomeadamente em França e Espanha.
Tem a sua sede na Casa da Música de Antas, onde funciona uma dinâmica escola de música, que, desde 1997, tem em actividade uma Orquestra de Sopros. Actualmente, a Orquestra conta com 30 executantes que, conforme vão terminando o curso, ingressam na Banda, sendo as novas vagas ocupadas pelos alunos do segundo ano de instrumento.
 
 
Presidente: Jorge Manuel da Cruz Torres Neiva
Morada: Rua de Alvre n.º 16
4740-013 Antas Esposende
Contactos: 969043867
Email: abbve-antas@hotmail.com | banda.antas@gmail.com | geral@bandamusicadeantas.com
Site: www.bandamusicadeantas.com

Ler Mais
Contactos:
Associação Rio Neiva

Tem como objectivos defender e valorizar o ambiente e o património cultural, promover um desenvolvimento regional equilibrado do Vale do rio Neiva e do concelho de Esposende e optimizar o papel da defesa do ambiente nas suas diferentes valências (protecção, sensibilização, valorização, desporto de Natureza, lazer...).

Neste sentido, planifica actividades próprias e, em parceria com diversas associações e instituições, desenvolve acções de educação ambiental, etc.

Actualmente, associado ao ambiente e ao rio, a Rio Neiva dá à comunidade em geral a oportunidade de encontrar no desporto/actividade física um factor de formação humana e cívica, através de três departamentos:

- Departamento de Canoagem

- Departamento de BTT/Ciclo turismo
- Departamento de Pedestrianismo
 
Presidente: Augusta Almeida
Morada: Rua Foz do Neiva
4740 - 013 Antas Esposende
Contactos: Pedestrianismo 969 173 133 | Canoagem 964 389 856 | BTT/Cicloturismo 969 135 617
Email: associacaorioneiva@gmail.com
Site: www.rioneiva.com

Ler Mais
Contactos:
Rua Padre Apolinário Rios, 3
4740-012 Antas - Esposende

Telefone:
+351 253 872 160

Fax:
+351 253 873 177

» antaspresidente@gmail.com

Gps:
41.60643,-8.782124

Documentos Online

Evite as filas! Consiga os seus documentos de forma rápida descarregando-os aqui no site no espaço cidadão.
Copyright ® 2011 - Todos os direitos reservados