Freguesia › Colectividades e Associações
Colectividades e Associações
Clube de Caça e Pesca

O Clube de Caça e Pesca de Antas foi fundado a 11 de Maio de 1994, visando o fomento, ordenamento e a defesa dos interesses da caça, pesca, tiro e similares, bem como a administração e promoção das zonas de caça associativa, promoção de actividades recreativas visando a protecção, conservação e fomento da fauna cinegética e piscícola e promoção da sã convivência entre caçadores e pescadores e seus associados.

Na data da sua formação, o Clube integrava 20 sócios (caçadores encartados), sendo que, actualmente, se encontram inscritos 160 sócios das três freguesias que fazem parte da ZCM (Zona de Caça Municipal), nomeadamente Antas, Forjães e Belinho.

O Clube de Caça e Pesca surge devido ao crescente esgotamento dos recursos cinegéticos em Antas e freguesias limítrofes provocado pela falta de valores, princípios e conhecimentos das leis por parte de alguns caçadores, dando origem à propagação de caçadores "clandestinos", assim como devido a algumas doenças – entre elas a mixomatose, inicialmente, e, posteriormente, a vírica –, que dizimam o coelho. Para tal também contribuiu o uso excessivo, desmesurado e descontrolado de herbicidas, pesticidas e outros produtos químicos por parte dos agricultores locais e residentes, concorrendo para a diminuição das espécies e, consequentemente, desmotivação e desinteresse da actividade, assistindo-se a uma caça de "oportunidade". Atendendo a este contexto e com o objectivo de o contrariar, através do fomento das leis de caça para a preservação e repovoamento das espécies, assim como contribuir para uma nova mentalidade do caçador reuniu-se um grupo de caçadores com projectos, objectivos prioritários e determinados, dando origem à criação do Clube de Caça e Pesca de Antas.

Ler Mais
Contactos:
Pastoral da Família

A Pastoral da Família, constituída por quinze casais da Paróquia de Antas, surgiu em Abril de 2006, como resposta ao "convite" da Diocese de Braga, para que se constituíssem equipas de leigos vocacionados para o apostolado da Família em todas as paróquias. 

Nas últimas décadas, tem-se insistido bastante na urgência dos leigos viverem a sua vocação baptismal, cooperando assim activamente na construção da Igreja. Mas, hoje sente-se, cada vez mais, que o apostolado tem de se centrar fundamentalmente em torno da família, contando com a cooperação das próprias famílias.

A Pastoral da Família vai consagrando algum do seu tempo, com entusiasmo, ao apostolado familiar, traduzido em diversas actividades, na Paróquia:

- Dia da Mãe – visita às mães doentes e carenciadas;

- Dia do Pai – visita aos pais doentes e carenciados;

- Celebração do Dia dos Avós;

- Realização de passeio/convívio com os viúvos (as) da Paróquia;

- Visita a todos os doentes da Paróquia, nas vésperas do Natal;

- Participação activa na Semana da Vida e na celebração da Sagrada Família, com homenagem a todos os casais jubilados durante o ano;

- Participação activa em campanhas de solidariedade (ex. aquisição de cadeiras de rodas e outras).

Além destas actividades, realiza também encontros de reflexão e convívio com todos os seus membros.

 

Presidente: casal Arlindo e Paula Arezes
Morada: Rua das Resinas, 103
4740 – 012 Antas Esposende
Contacto: 963918513 | 963492252
E-mail: arezes9497@hotmail.com

Ler Mais
Contactos:
Esperança - Jovens em Caminhada
 

Grupo de Jovens "Esperança"
 
O Grupo de Jovens "Esperança" nasceu em 1988, tendo por base os ideais cristãos. Está ligado aos Jovens em Caminhada e ao CAFJEC (Centro de Acção e Formação de Jovens em Caminhada), sediado em Braga.
Anualmente, promove diversas actividades, quer seja iniciativas próprias do grupo (reflexões, acampamentos, caminhadas, etc) quer seja actividades enquadradas com a comunidade (peditórios, tarefas litúrgicas, etc).
O Grupo de Jovens "Esperança" procura ser um grupo que agite as consciências dos jovens, alertando-os para os problemas actuais. Estas reflexões acontecem nas reuniões semanais, que se realizam todos os sábados, depois da missa vespertina.
Actualmente, integram o Grupo cerca de 30 elementos, orientados por 4 animadores!
Presidente: Daniela Arezes
Morada: Residência Paroquial - Rua Padre Ledo
Contacto:962720902
E-mail:

Ler Mais
Contactos:
Grupo de Cantares e Dançares de S. Paio de Antas

O Grupo de Cantares e Dançares de S. Paio de Antas começou a dar os primeiros passos em Novembro de 2008, tendo actuado, pela primeira vez, em Junho de 2009, por ocasião das festividades em honra de Nossa Senhora das Vitórias e S. Paio.

Os seus trajes, confeccionados a partir da auscultação da população mais vivida da freguesia, baseiam-se nos usos e costumes de Antas, reportando a história e tradição local de finais do século XIX, inícios do século XX. Também as letras foram recolhidas de outros tempos, sendo as mais recentes criadas por elementos e amigos do Grupo.

Para além das actividades de cantar e dançar, o Grupo aposta também na vertente cultural e tradicional. Assim, fazem-se acompanhar de fornos a lenha para cozer a broa e fazer as bolas de carne e chouriço e estão a dinamizar o projecto “Dar as Voltas ao Linho”, desde a sementeira até ao produto final.

 

Presidente: Anabela da Torre Moreira Lajoso
Morada: Lugar de Guilheta
4740-013 Antas Esposende
Contacto: 962 677 585
E-mail: grupocd.antas gmail.com
Blog: http://cantaresdancaresantas.blogspot.com/

Ler Mais
Contactos:
Grupo de Acção de Solidariedade Social de Antas
 

Foi fundada a 20 de Janeiro de 1997, com publicação em Diário da República a 10 de Dezembro desse ano. Foi declarada de utilidade pública (IPSS – Instituição Particular de Solidariedade Social) a 4 Abril de 2002.    

Tendo como objectivo principal intervir na área social, nomeadamente na ajuda a pessoas com poucos recursos económicos, por falta de um equipamento condigno e abrangente, presentemente a Associação apenas centra a sua acção no ATL, envolvendo cerca de 30 crianças. Confecciona e fornece ainda o almoço às crianças das escolas de Azevedo e de Guilheta.

Actualmente, o quadro de pessoal é composto por cinco funcionários.  

No campo cultural, a Associação tem agregado o Grupo de Zés P'reiras de Antas, cujo sucesso por todo o país muito honra e orgulha a freguesia.

A construção do Centro Social, cujo projecto se encontra em fase de aprovação, é neste momento a prioridade da Grassa.

 

Presidente: Baltasar de Almeida Costa

Morada: Rua Padre Apolinário Rios, n.º 58

4740-011 Antas Esposende

Contacto: 925 139 624

Email: baltasarcosta@gmail.com

  

Ler Mais
Contactos:
Banda de Música de Antas

A Banda de Música de Antas (Associação Banda dos Bombeiros Voluntários de Esposende) foi fundada em 1920, sob a égide do Mestre Laranjeira, designando-se então Banda Marcial de S. Paio de Antas.

Com a morte do Mestre Laranjeira, em 1978, a Banda sofre um interregno na sua actividade, vindo a ser reactivada em 1984, passando a designar-se Associação Banda dos Bombeiros Voluntários de Esposende - Antas.
Dirigida artisticamente, pelo Maestro Diogo Costa, a Banda conta já com três gravações de CD e DVD. Efectua cerca de 25 a 30 concertos anuais lado a lado com as melhores bandas do país, contando também, no seu currículo, com actuações além fronteiras, nomeadamente em França e Espanha.
Tem a sua sede na Casa da Música de Antas, onde funciona uma dinâmica escola de música, que, desde 1997, tem em actividade uma Orquestra de Sopros. Actualmente, a Orquestra conta com 30 executantes que, conforme vão terminando o curso, ingressam na Banda, sendo as novas vagas ocupadas pelos alunos do segundo ano de instrumento.
 
 
Presidente: Jorge Manuel da Cruz Torres Neiva
Morada: Rua de Alvre n.º 16
4740-013 Antas Esposende
Contactos: 969043867
Email: abbve-antas@hotmail.com | banda.antas@gmail.com | geral@bandamusicadeantas.com
Site: www.bandamusicadeantas.com

Ler Mais
Contactos:
Associação Rio Neiva

Tem como objectivos defender e valorizar o ambiente e o património cultural, promover um desenvolvimento regional equilibrado do Vale do rio Neiva e do concelho de Esposende e optimizar o papel da defesa do ambiente nas suas diferentes valências (protecção, sensibilização, valorização, desporto de Natureza, lazer...).

Neste sentido, planifica actividades próprias e, em parceria com diversas associações e instituições, desenvolve acções de educação ambiental, etc.

Actualmente, associado ao ambiente e ao rio, a Rio Neiva dá à comunidade em geral a oportunidade de encontrar no desporto/actividade física um factor de formação humana e cívica, através de três departamentos:

- Departamento de Canoagem

- Departamento de BTT/Ciclo turismo
- Departamento de Pedestrianismo
 
Presidente: Augusta Almeida
Morada: Rua Foz do Neiva
4740 - 013 Antas Esposende
Contactos: Pedestrianismo 969 173 133 | Canoagem 964 389 856 | BTT/Cicloturismo 969 135 617
Email: associacaorioneiva@gmail.com
Site: www.rioneiva.com

Ler Mais
Contactos:
Rua Padre Apolinário Rios, 3
4740-012 Antas - Esposende

Telefone:
+351 253 872 160

Fax:
+351 253 873 177

» antaspresidente@gmail.com

Gps:
41.60643,-8.782124

Documentos Online

Evite as filas! Consiga os seus documentos de forma rápida descarregando-os aqui no site no espaço cidadão.
Copyright ® 2011 - Todos os direitos reservados