Freguesia › História
História
ANTAS - Freguesia do Concelho de Esposende, Distrito de Braga

Pertenceu à apresentação do Mosteiro Beneditino de S.Romão do Neiva. A freguesia de S. Paio de Antas situa-se no extremo norte do Concelho de Esposende, estando separado do distrito e concelho de Viana pelo Rio Neiva.

Possui dois lugares bem distintos que muito tem a ver com a própria orografia. Na parte mais a poente, constituída pela planície litorânea com verdejantes campos situa-se a estância balnear de Guilheta - Foz do Neiva. Ultrapassada a arriba fóssil, paralela ao oceano, deparamos com um tipo já bem diferente, mais acidentado e com imensa vegetação arbórea denominada por lugar de Cima.

O nome da freguesia - Antas - advém de uma civilização milenária que deixou por cá os seus testemunhos. Por aqui abundavam, e são já poucos os testemunhos megalíticos, os monumentos comumente chamados de mamoas. São exemplos o dólmen que se situa no lugar de Azevedo e um outro no sítio de Soleima. Também, e ainda dentro da área do megalitismo, de referir o Menhir de S. Paio de Antas, que foi considerado imóvel de interesse público em 1976. Um dos templos mais importantes da freguesia, senão do Concelho, é a pequena capela de Santa Tecla, junto a Foz do Neiva, que já vem mencionada nas Inquirições de 1220 e 1258.

Rua Padre Apolinário Rios, 3
4740-012 Antas - Esposende

Telefone:
+351 253 872 160

Fax:
+351 253 873 177

» antaspresidente@gmail.com

Gps:
41.60643,-8.782124

Documentos Online

Evite as filas! Consiga os seus documentos de forma rápida descarregando-os aqui no site no espaço cidadão.
Copyright ® 2011 - Todos os direitos reservados