Freguesia › Mensagem do Presidente
Mensagem do Presidente
Sobre a Freguesia

Situada entre mar e monte e ladeada pelo Rio Neiva, a freguesia de Antas encanta pelas suas belezas naturais e destaca-se pelo seu forte movimento associativo.

Antiga na sua fundação, Antas é uma freguesia que procura modernizar-se e acompanhar os tempos e as mudanças, trilhando a senda do progresso e do desenvolvimento com vista à melhoria das condições de vida da população.

Em termos de acessibilidades, é servida pela Estrada Nacional 13 e pela A28, possuindo uma sólida e importante Zona Industrial e um empreendimento turístico, que leva bem longe o nome de Antas e do concelho de Esposende, para além de contar com bons restaurantes que seduzem quem aprecia a boa gastronomia.

Antas é, pois, uma freguesia em franca expansão, atractiva para fixar residência, terra de gente ordeira, de paz, que sabe receber bem.

A nível associativo prima pela diversidade e quantidade, mas sobretudo pela qualidade das suas associações e instituições.

A Banda de Música de Antas (Associação Banda dos Bombeiros Voluntários de Esposende) é, a nível cultural, uma das mais importantes associações do concelho e é uma referência no contexto das bandas filarmónicas. A Casa da Música é, para além da sede da Associação, um importante pólo dinamizador de formação e cultura musical, através da Escola de Música que é frequentada por dezenas de alunos.

Apesar de ter começado timidamente, o Grupo de Zés P'reiras de Antas rapidamente se impôs e atingiu um nível de qualidade assinalável. As solicitações para actuações chegam de todo lado e em cada vez maior número, o que diz bem do desempenho do grupo, que se destaca pela quantidade de gaitas de foles.

A mais recente colectividade da freguesia, o Grupo de Cantares e Dançares de S. Paio de Antas, que fez a sua apresentação pública na Festa de S. Paio e de Nossa Senhora das Vitórias, a 28 de Junho de 2009, propõe-se divulgar, através do canto e da dança, os usos e costumes da nossa terra. Com cerca de meia centena de elementos, de diversas idades, este grupo garante a promoção do folclore, um género de cultura de origem popular, constituído pelos costumes e tradições populares transmitidos de geração em geração.

No desporto, o Antas Futebol Clube tem apostado na formação, garantindo, por um lado, a prática desportiva aos mais jovens, e, por outro, a continuidade da colectividade. Em termos de instalações, o clube possui uma sede que garante todas as condições de trabalho e de conforto para os seus atletas e dirigentes, e dispõe de um ginásio, que se encontra ao dispor da população em geral.

No campo social, a GRASSA (Grupo de Acção de Solidariedade Social de Antas) tem feito um excelente trabalho, gerindo a cantina escolar que serve as refeições às escolas do 1.º Ciclo de Azevedo e de Guilheta e ainda ao Jardim-de-infância, para além de assegurar a valência de ATL. Com o apoio da Câmara Municipal de Esposende, a Associação pretende, a curto prazo, construir um edifício de raiz, com as valências de Centro de dia, Creche, Jardim-de-infância e ATL.

Com um importante trabalho desenvolvido na área ambiental, a Associação de Defesa do Ambiente "Rio Neiva"também se destaca na vertente desportiva, nomeadamente na canoagem, e, mais recentemente, no BTT, apostando também na realização de caminhadas, actividade que tem atraído grande número de participantes.

O Clube de Caça e Pesca de Antas, criado com finalidades lúdicas, tem também a preocupação de repovoar a nossa terra com várias espécies cinegéticas. Possui um campo de treino e um campo de tiro, onde se realizam torneios de tiro aos pratos.

No âmbito religioso, os Jovens em Caminhada "Esperança" dinamizam o convívio e a camaradagem entre a juventude, promovem colóquios e encontros, sendo de assinalar uma missão de voluntariado realizada em S. Tomé e Príncipe.

De formação mais recente, a Pastoral da Família desenvolve a sua acção junto da comunidade ao nível pastoral, fazendo parte das suas actividades a realização de um passeio anual para as pessoas viúvas da Paróquia, a comemoração do Dia dos Avós, bem como a visita aos doentes no Natal, entre outras acções.

Como se pode ver, Antas está no caminho certo quanto ao associativismo. Mas não se esgotam aqui os projectos. A Junta de Freguesia quer sempre mais e melhor, procurando corresponder com obras às expectativas da população. Com a ajuda de todos, procuramos, dia a dia, engrandecer a freguesia de Antas.

Rua Padre Apolinário Rios, 3
4740-012 Antas - Esposende

Telefone:
+351 253 872 160

Fax:
+351 253 873 177

» antaspresidente@gmail.com

Gps:
41.60643,-8.782124

Documentos Online

Evite as filas! Consiga os seus documentos de forma rápida descarregando-os aqui no site no espaço cidadão.
Copyright ® 2011 - Todos os direitos reservados