Todos temos, homens e mulheres, não importando a idade, direito à segurança e a uma vida tranquila.
A Guarda Nacional Republicana e a Polícia de Segurança Pública trabalham para que, também, os mais velhos vivam esse direito.
A Guarda Nacional Republicana, desenvolve a atividade policial tão perto quanto possível das populações, a
visibilidade e a sua efectiva capacidade para resolver os problemas concretos dos cidadãos, correspondendo ao que hoje se designa por Policiamento de Proximidade.
No âmbito desta preocupação com os mais idosos, no dia 28 de Outubro de 2013, o Destacamento Territorial de Barcelos, da GNR, apresentou-se aos nossos idosos, na sede da Junta de Freguesia para os alertar sobre os perigos de burlas e assaltos na sua faixa etária. Durante a palestra as pessoas tiveram a oportunidade de esclarecer as suas dúvidas e ficaram mais sensibilizadas para o que devem fazer em caso de assalto ou burla.
Para mais informações consulte: http://www.gnr.pt
A Galaicofolia é um evento cultural, de lazer e entretenimento, que vai animar o Castro de S. Lourenço, em Vila Chã, nos dias 26, 27 e 28 de Julho. Animação, concertos, gastronomia de época, mercado romano, queimada galaica, ambiências e recriações históricas são algumas das áreas que prometem transportar os visitantes ao passado, recordando o modus vivendi do povo castrejo. Especialmente pensado para os mais novos, o espaço “Caturo” tem para oferecer, em pleno contacto com o património e a natureza, jogos, desafios e passatempos lúdicos e educativos.
Além do grupo Oquestrada, o cartaz musical do evento apresenta nomes de referência da música folk, sendo que, no dia 27 actua a cantora norte-americana Erica Buettner e o grupo galego Brañas Folk, e, no dia 28, sobe ao palco o grupo Pé na Terra. Todos os concertos têm entrada gratuita e estão agendados para as 22h00.
O Castro de S. Lourenço, um dos maiores ex-libris do património arqueológico de Esposende e da região Norte, é, por si só, uma actividade da “Galaicofolia” e aí será recriado o ambiente de há 2000 anos. Através do espaço “Ambiências e Recriações” convidam-se os visitantes a uma viagem no tempo para ver como viviam os Galaicos e os romanos. Por um lado, serão criados ambientes de época, com algumas das actividades que, homens e mulheres, desenvolviam no seu dia-a-dia. Por outro lado, ocorrerão em determinados instantes da Galaicofolia momentos de representação de cenas da vida no castro, a cargo do Grupo Amador de Teatro Rio Cávado – Esposende (GATERC). De resto, durante os três dias de festa haverá ainda tempo para interacções com o público aderente ao evento, tentando catapultar as pessoas para a época.
O “Curral” constituirá outro factor de atractividade. Neste espaço poderão ser apreciados alguns animais que faziam parte do quotidiano da vida dos galaicos, nomeadamente burros, e serão ainda disponibilizados passeios a cavalo.
Negociar os materiais, os utensílios, os adornos e mesmo os produtos alimentares, à semelhança da época, é outra das actividades propostas no “Mercado Romano” (Forum). Neste espaço haverá artesãos a trabalhar ao vivo, expondo e vendendo os seus artigos, havendo ainda lugar para a venda de produtos hortícolas, próprios desta região, mas que faziam parte da dieta dos galaicos e romanos.
Será no “Espaço Místico” que os visitantes mais crentes poderão buscar respostas para muitas das suas dúvidas. Os galaicos e os romanos buscavam a explicação para determinados fenómenos e a resposta para variadas perguntas em entes superiores, na grande variedade de deuses que adoravam, na própria natureza ou ainda nas faculdades especiais que determinados membros da comunidade possuíam.
Os visitantes mais radicais poderão testar a sua coragem e a sua bravura, através do “Desafio Galaico”. Tiro com arco e zarabatana, voo em slide ou salto em queda livre são os desafios de destreza, força e coragem que estarão à disposição.
Nesta festa não poderia faltar a “Área Alimentar”, onde, num contraste de cheiros e sabores, os visitantes poderão deliciar-se com os prazeres da comida galaica e romana, numa adaptação dos variados pratos que compõem a dieta mediterrânica.
A festa também é para os mais novos com jogos, histórias e outras brincadeiras. No “Espaço Caturo”, para além de se divertirem, os mais pequenos poderão aprender um pouco da história de outros meninos e seus familiares que viveram no Castro de S. Lourenço.
Jogos, sorteios e muitas outras surpresas farão da Galaicofolia um fim-de-semana de grande animação, onde as noites prometem ser igualmente interessantes e animadas, convidando o visitante a participar no esconjuro e a beber a queimada, de forma a proteger-se de todos os maus espíritos, numa recuperação do ritual realizado aos deuses.
Como parte integrante da animação haverá Oficinas, onde o participante poderá entrar no mundo de trabalho artesanal galaico, e, para não esquecer o momento, para além de todo o merchandising disponível para venda e das compras que poderá efectuar no Forum, o visitante da Galaicofolia poderá ir ao espaço “Fotografia” e sentir-se um galaico ou um romano, levando consigo o registo desse momento.
A sessão de abertura da Galaicofolia está marcada para o dia 26 de Julho, às 18h00. O programa da festa está disponível em wwww.galaicofolia.com, onde poderão ser consultadas todas as informações relativas ao evento.
Assim, está patente, na Casa da Juventude, a exposição “Professor Manuel Ribeiro – O Andebol como filosofia de vida”, tema que dará o mote à tertúlia que decorrerá amanhã, pelas 21h30, no Auditório Municipal de Esposende.
Aberta à participação do público em geral, esta tertúlia irá abordar o percurso desportivo e a personalidade de um dos impulsionadores do andebol feminino no concelho de Esposende, falecido em 2006. A moderar esta conversa vai estar o Presidente da Câmara Municipal de Esposende, João Cepa, sendo convidados Nogueira Afonso, ex-Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Esposende, a docente e ex-atleta Amélia Martins, José Ribeiro, irmão do homenageado e o antigo dirigente Manuel Rocha. Haverá também oportunidade para os presentes partilharem memórias sobre o Professor Manuel Ribeiro.
Ainda integrado no programa deste Torneio, no sábado, dia 9, às 21h30, na Casa da Juventude, realiza-se uma Acção de Formação para Técnicos de Andebol.
O 10.º Torneio de Carnaval de Andebol Feminino Torneio vai contar com a participação de cerca de 650 atletas, num total de 26 equipas, dos escalões de Minis, Infantis, Iniciados e Juvenis, e as selecções regionais de Aveiro, Braga e Lisboa. Os jogos decorrerão nos Pavilhões Desportivos da Escola Secundária Henrique Medina, EB 2,3 António Correia de Oliveira e do Centro Social Juventude Mar.
Dar notoriedade ao Andebol Feminino fomentando a prática da modalidade no concelho, indo de encontro às directrizes do Plano Estratégico de Desenvolvimento Desportivo de Esposende (PEDDE), é o grande objetivo do Torneio de Carnaval de Andebol Feminino Professor Manuel Ribeiro, que, mais uma vez, promete trazer a Esposende muitos apreciadores do desporto e do andebol, em particular, fazendo deste evento uma grande festa desportiva.
A Associação de Defesa do Ambiente - Rio Neiva vai promover, no próximo dia 18 de Fevereiro, pelas 14h00, na Junta de Freguesia de Antas, uma sessão de Introdução à Permacultura.
Esta acção, que será orientada por Ricardo Marques, formado em Engenharia do Ambiente e Permacultura, pretende despertar os participantes para esta abordagem, explicando os princípios básicos sobre os quais ela se baseia e aplicando esses mesmos princípios através da construção de uma espiral de ervas, que ficará em permanência na sede da Junta de Freguesia.
A espiral de ervas é uma peculiar construção tridimensional de terra que é basicamente uma floreira sofisticada para ervas aromáticas, ideal para ter junto a uma cozinha. Todas as ervas culinárias usuais podem ser plantadas numa espiral ascendente com 2 metros de diâmetro na base e 1 metro de altura. Esta estrutura fornece nichos com condições diferentes para várias plantas com exigências diferentes de luz, calor e humidade. A espiral de ervas é um elemento clássico da Permacultura pois interliga vários dos seus princípios.
Permacultura significa "cultura permanente" e trata de planear habitats humanos sustentáveis. É uma filosofia e uma abordagem ao uso do solo que interliga clima, plantas, animais, solos, gestão da água e necessidades humanas em comunidades produtivas e eficientes.
Os interessados em participar nesta sessão deverão inscrever-se, até ao próximo dia 15 de Fevereiro, através do e-mail associacaorioneiva@gmail.com ou do telemóvel. O custo é de 8 euros para os sócios e 10 euros para não-sócios.
A empresa Águas do Noroeste lançou o concurso público para a construção do sistema elevatório que vai servir a rede de saneamento da Zona Nascente da Freguesia de Antas, num investimento de 840 mil euros.
Segundo o anúncio publicado em Diário da República, no passado dia 16 de Novembro, os trabalhos englobam a construção de uma estação elevatória e a instalação de uma conduta elevatória com 1 484 metros de extensão, "incluindo perfuração horizontal para atravessamento da auto-estrada A28".
Os trabalhos deverão decorrer durante 240 dias e incluem ainda a instalação de um interceptor gravítico de ligação ao existente interceptor de Belinho, com 110 metros de extensão.
Recorde-se que enquanto o sistema elevatório não estiver construído, a empresa Águas do Noroeste assegura o tratamento das águas residuais através de uma ETAR compacta, instalada provisoriamente no Lugar da Pereira, próximo do Rio Neiva.
À semelhança de anos anteriores, a Pastoral da Família vai promover, no próximo mês de Outubro, um passeio-convívio para as pessoas viúvas da Paróquia de Antas.
A iniciativa terá lugar no próximo dia 8 Outubro, sábado, e terá como destino Braga, mais concretamente o Bom Jesus e o Sameiro, estando ainda prevista a visita ao Mosteiro de S. Martinho de Tibães.
Como habitualmente, o programa inclui a celebração de uma missa e o piquenique.
A saída está prevista para as 8h00, dos seguintes locais: Cruzeiro de Santa Tecla, Cruzamento da Estrada Nacional 13, Capela da Senhora dos Remédios e Adro da Igreja Paroquial.
As inscrições decorrem até ao próximo dia 30 de Setembro, nos locais habituais, podendo ainda ser feitas junto dos membros da Pastoral da Família.
Com quase centena e meia de participantes, a freguesia de Antas marcou presença, mais uma vez, na Festa do Idoso, organizada pela Câmara Municipal de Esposende para a população sénior do concelho, com o habitual passeio ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima.
O passeio decorreu no passado dia 2 de Setembro, num ambiente de festa e convívio. O programa começou bem cedo, pelas 6h30, com a partida dos autocarros das 15 freguesias do concelho rumo a Fátima, um destino que muito agrada aos idosos. Após a celebração da missa, pelas 12h15, na Igreja da Santíssima Trindade, pelo Arcipreste de Esposende, Padre Armindo Patrão, seguiu-se o tradicional piquenique no parque do Santuário, momento propício à confraternização dos participantes.
No regresso a casa, fez-se paragem em La Salette – Oliveira de Azeméis, para o lanche.
Além do Presidente da Junta de Freguesia, António Cruz, acompanharam a comitiva de Antas, Baltasar Costa, Presidente da Associação GRASSA e, simultaneamente, Presidente da Assembleia de Freguesia de Antas.
Apesar de o dia ter começado com chuva, as condições climatéricas acabaram por melhorar, proporcionando que a jornada decorresse com normalidade.
No próximo sábado, 17 de Setembro, a freguesia de Antas vai ser palco de uma Desfolhada e Malhada típica, organizada pela Câmara Municipal de Esposende e Grupo de Cantares e Dançares de S. Paio de Antas, em colaboração com os agrupamentos folclóricos do concelho.
Esta actividade agrícola tradicional está aberta à comunidade em geral e irá realizar-se a partir das 21h30, junto à Igreja Paroquial de Antas, onde, pelas 15h00, decorrerão jogos tradicionais e venda de produtos locais, bem como passeios de burro, com a colaboração da Associação Rio Neiva.
À noite, a saída em cortejo dos elementos dos ranchos participantes marcará o início da iniciativa, ao que se segue, sob cânticos, o “virar do carro”, a desfolhada, na esperança de encontrar o milho-rei, bem como o malho das espigas, uma merenda colectiva e as rusgas ao som das tocatas dos grupos folclóricos.
Com o objectivo de preservar os usos e costumes, a cultura popular associada à vida do campo e o espírito de salutar conivência entre os elementos dos ranchos concelhios, a Autarquia, em colaboração com os agrupamentos folclóricos concelhios, organiza, anualmente, esta actividade, em itinerância pelas freguesias do concelho.
De notar que o cultivo do milho é uma tradição enraizada nas terras do Minho, sendo uma das actividades colectivas, gratuitas e recíprocas que, outrora, detinham um importante papel social como forma de entreajuda entre famílias.